Cada vez mais especialistas do setor têm se atentado para a importância dos pequenos provedores no crescimento das telecomunicações. Os números demonstram que estes são responsáveis por alavancar o segmento no país.
Segundo a Anatel, a cada 5 novos assinantes brasileiros, 4 aderem aos pequenos ISPs — sigla usada para definir os provedores de acesso à internet Essa grande adesão tem mais de um motivo.
Localidades Rurais e Regiões do País
Mais do que impulsionar o mercado, os provedores de pequeno porte cumprem um papel essencial às telecomunicações brasileiras: o de democratizar o acesso. Isso porque existem muitas localidades onde as grandes empresas não chegam com tanta eficiência.
Especialmente nas regiões norte e nordeste do Brasil, a presença de grandes provedores é menor se comparada à sua presença no sul/sudeste. Essas empresas de telecomunicação se focam em áreas com grande concentração de população e renda, por visar, em última instância, o máximo de lucro.
Portanto, analisando mais dados, fica evidente o déficit no número de pessoas com acesso à internet na zona rural e onde a população é, em sua maioria, de baixa renda. Em suma, a dicotomia região urbana x região rural expõe disparidade. Cerca de 49% das pessoas com computador na cidade têm acesso à internet, contra apenas 15% na região rural.
Comparando Grandes e Pequenos Provedores
Em primeiro lugar, é preciso ter claro que os provedores de grande porte não representam tantas empresas assim: apenas 1% dos ISPs possuem, de fato, mais de 250 funcionários. Por outro lado, são mais de 2 mil pequenos provedores.
Eventualmente, pequenos provedores são responsáveis por cerca de 2,5 milhões de acessos no Brasil (ou 15% do mercado). O seu crescimento, 3 vezes maior que o dos grandes, é de aproximadamente 30% ao ano.
Investimento em Fibra Óptica
Um dado que chega a surpreender é o de que tais pequenos provedores lideram os investimentos em fibra óptica. Estima-se em 16% o número de redes com fibra desses provedores, contra 7% das grandes teles. Mais do que o dobro.
A opção em larga escala pela fibra se traduz na tentativa de garantir estabilidade e segurança para usuários. Especialmente porque esses fatores diminuem a necessidade de reparo e atendimento — e uma menor demanda de funcionários, também.
No que a Quadrac pode ajudar um ISP
A Quadrac é especializada na produção e venda de Dispositivos Ativos e Passivos de rede de Fibra Óptica.
Desde 2005 no mercado, a Quadrac fornece os melhores produtos para grandes provedores e ISP. Possuindo produtos homologados na ANATEL e ISO 9001:2015, garantimos qualidade em todas nossas etapas de produção.